quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tintenherz


Coração de Tinta é o primeiro da série “Mundo de Tinta” escrita por Cornelia Funke, original “Tintenherz” em alemão ou “Inkheart” em inglês, 1ª edição 2006.
Bem, vamos aos personagens:
Mortimer, um restaurador de livros que é o chamado “Língua Encantada”, ou apenas Mo para Meggie, que é sua filha com Teresa, ou Resa , que é sobrinha de Elinor, dona de uma biblioteca invejável. Fenoglio que é o autor de Coração de Tinta, e consequêntemente o criador dos vilões, Basta a besta que não desgruda de sua navalha e é extremamente supersticioso, e Capricórnio o mais temido, que em segredo é filho de Mortola, amavelmente apelidada de Gralha. Dedo Empoeirado que é um cuspidor de fogo e anda com uma marta de chifrinhos chamado Gwin. E Farid, um garoto arrancado de “Os contos das mil e uma noites”.
A história gira em torno do dom de Mo, se ele ler em voz alta pode tirar os personagens da história, muito lindo até ai, o problema é que há uma regra, um sai e um entra. Sem saber disso em uma noite quando Meggie ainda era um bebê, Mo lia Coração de Tinta para a família, quando saíram Dedo Empoeirado, Capricórnio e Basta, e ao olhar para o lado Resa havia sumido (junto com os 2 gatos de estimação). Os personagens saem da casa, e Mo tenta inutilmente trazer Resa de volta. Muito tempo depois Dedo Empoeirado aparece novamente, secretamente a mando de Capricórnio que se empolgou com o novo mundo e quer trazer seus outros súditos, em troca diz a Dedo Empoeirado que fará ele voltar pra casa. Capricórnio obriga Mo a ler alguns livros para retirar o ouro que se encontrava nas páginas, mas quando ele lê “Os contos das mil e uma noites” nada sai, mas Meggie percebe que um garoto aparece, Farid. E não é a única coisa que cria vida dos livros, Meggie descobre que também tem o dom, e lê “Totó” o cachorrinho de Doroty de “O Mágico de OZ” e o Soldadinho de Chumbo. A mando de Capricórnio, Mortola manda Basta prender todos nas masmorras quando vão resgatar Mo, que seguiu Dedo Empoeirado. Dai pra frente é uma briga para sairem da cidade de Capricórnio e reaver o livro “Coração de Tinta” para tentar concertar tudo.
O mais legal no livro é que no início de cada capítulo há uma passagem de outro livro que tem haver com o que esta no próprio capítulo. A capa ilustra algumas cenas do livro, e tem Gwin em cima de um livro aberto. Também tem algumas ilustrações no fim de cada capítulo. That’s mine.
Au revoir

Nenhum comentário:

Postar um comentário